quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Sofrimentos e Tribulações

Me deparei há dias atrás com uma pregação onde o pasto dizia que “Jesus morreu para que você não sofra, para que você não tenha medo” e por aí vai... Depois vem aqueles “jargões” que costumo classificar como de auto-ajuda, do tipo “Jesus prometeu que iremos comer o melhor dessa terra”. O querido irmão era carismático, bem comunicativo, descia do púlpito e andava em meio aos demais falando, gritando, falando em línguas e tudo o mais.
Não fosse esse fato, teria ido tudo bem. Mas isso me deixou arrepiado, como um gato quando vê um cão.
No início, até cheguei a pensar que era um erro de comunicação, pois talvez ele quisesse dizer que, porque Jesus morreu numa cruz e temos a salvação, agora não precisamos ter mais medo, nem dar demasiada importância ao sofrimento. Mas depois do resto, não tive dúvida.
Confesso que fiquei sem dormir e com o estômago embrulhado. Até mesmo consultei outro pastor, que para mim é uma referência, embora não o conheça, o Pr. Renato Vargens para falar a respeito do assunto.
Mas, infelizmente, para minha vontade, ele confirmou o que eu já sabia. Trata-se da tão temida (antigamente, hoje pouca gente dá o devido valor) heresia.
Convenhamos, caro leitor, que trata-se de uma sutil mudança na ordem das coisas, mas que precede toda uma série de doutrinas contrárias à Palavra de Cristo.
Para combater essas heresias, primeiramente precisamos deixar claro, com base nas Escrituras, o que é o certo e o porquê o que foi parafraseado está, no mínimo, equivocado. Então vamos por partes:
  1. Jesus disse que iríamos sofrer, e isso é MUITO claro na Palavra. Em João 16:33b Ele foi incisivo ao dizer que “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. E daí Ele também deixou claro que Ele venceu, não nós. Bom ânimo é necessário àqueles que terão dificuldades. Quem tem vida mansa não precisa de bom ânimo, já o tem.
  2. Jesus morreu ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE para nos livrar do pecado e da morte. Qualquer outra coisa que quiser se acrescer à isso é heresia. Ele faz outras coisas, sim, mas mediante Sua Graça, não por causa de sua morte. Sua morte foi para cumprir a Justiça de Deus, a qual exigia o derramamento de sangue para perdão de pecados (Hebreus 9:22b). O sangue dos animais derramado anteriormente não era definitivo, precisava ser feito com frequência (Hebreus 9:7), mas o sacrifício de Cristo foi feito de forma definitiva pelo perdão de TODOS os pecados (Hebreus 9:28a).
  3. Quanto ao “comer o melhor dessa terra” e muitos outras promessas do Velho Testamento (para Abraão, Josué, Davi, Salomão ou mesmo par ao povo de Israel) eram específicas para ele(s), não para nós. Ao contrário, conforme citado acima (João 16:33), podemos também citar Mateus 10:16: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos”.

Nosso consolo deve ser que Jesus disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mateus 28:20). E ISSO NOS BASTA. Ora, se a presença do nosso redentor, Senhor, justificador e salvador não é o suficiente, o que será então?
Será que não nos tornamos como o mundo? Ora, vamos refletir: o que o mundo busca hoje? Você busca algo diferente? Mesmo?
Meu caro leitor, duras serão essas palavras, mas não as deixarei de escrever. Se você busca cura, felicidade, realização, prosperidade, respostas ou alguma outra coisa VOCÊ É UM IDÓLATRA! Sim, idólatra porque o centro de sua vida é você, não Deus.
Até o momento em que você perceba que sua vida não tem mais valor que a do estuprador, assassino, homossexual, adúltero, ladrão ou bandido para Deus, você não O conheceu. Não sou eu quem diz isso, querido. São Palavras deixadas para nossa reflexão. Leia em 1 João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.
Veja, a Palavra não diz pra amar somente o convertido, ou o parente, ou o amigo, ou o colega, ou o membro da igreja. Não há restrição de quem amar. Temos que amar a todos. Agora, amar não é  concordar.
Qualquer um que teve educação sabe disso. Nossos pais e mães nos amavam, mas nem por isso nos deixavam pôr o dedo na tomada. Mas isso já é outro assunto pra outro post.
Voltando ao tema proposto, e como dito por Martinho Lutero: “A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude”.
Deus seja louvado hoje e eternamente. Amém.

(texto publicado originalmente em 05/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário