quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Falso Cristianismo

Estou farto de ver pessoas compartilhando versículos bíblicos de promessas contidas no Velho Testamento e dizendo: “tomem posse”, ou “é só para aquele que crê”, ou pior, “determine isso em sua vida”.
Vamos, primeiramente, tratar da importância da ótica de se usar como régua de leitura e interpretação da Bíblia, o seu objetivo: JESUS CRISTO. Disso, se você discordar, nem continue lendo, pois, infelizmente, você precisa aprender o básico dos básicos.
Deixando isso MUITO CLARO, vamos agora analisar o porquê das promessas do Velho Testamento não serem válidas para os nossos dias, e aí, incluir-se-ão TODAS elas.
O que temos que entender é que Deus, quando escolheu Abrão, inclusive mudando seu nome para Abraão, e disse que ele seria o pai de uma grande nação, e que através dele todas as famílias da Terra seriam abençoadas (Gênesis 12:1-3), Deus estava demonstrando que através dele iria cumprir o prometido em Gênesis 3:15, ou seja, Jesus, o Cristo.
Isso era necessário pois o Messias tinha que ter uma identidade, uma cultura, fazer parte de um povo. E Deus escolheu Abraão para gerar esse povo: o povo de Israel.
Por “carregar” (se é que podemos usar esse termo) essa promessa, Deus cuidou da situação terrena do povo de Israel, por isso tantas promessas para esse povo eram terrenas. Porque a missão do povo de Israel era viabilizar o nascimento de Jesus.
Além disso, a Palavra nos deixa muito claro também em Hebreus 7 que o novo sacerdote, Jesus, o Cristo, veio e trouxe “mudança na lei” (v. 12). O que se entende dessa leitura (aliás, fazendo um parêntese, pouquíssimos são os pregadores que falam sobre isso) é que Jesus mudou a lei, e não apenas a cerimonial.
Mas isso acarreta em mudança nas promessas? Isso acarreta em uma mudança na forma de ver o mundo, de interpretar as promessas antigas e, como muito bem escrito pelo autor da carta, o qual se supõe ser o Apóstolo Paulo, no verso 18, “a ordenança da anterior é revogada”.
Deus, no Velho Testamento, trabalhava com uma nação, um povo. Hoje, esse povo, essa nação, é a Sua Igreja, que é povo, e sua nação, não uma nação terrena.
Outro erro absurdo é usar promessas feitas para pessoas específicas no Velho Testamento e aplicá-las nos dias de hoje, para a Igreja ou para as pessoas. Quando Deus falou à Abraão que através dele todas as nações seriam benditas, foi para ele. Não serve para nós. Da mesma forma, as demais promessas também não.
Para entender isso, é necessário PENSAR. Esse é o problema. O povo evangélico (nem gosto de usar esse termo, pois já está tão “batido”) está “emburrecido”, não é capaz de ler um texto e pensar, analisar, ler o contexto em que está inserido.
Quer um EXEMPLO ABSURDO? Vamos lá:
Zacarias 9:11-12 - “Quanto a você, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água. Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês.”
Veja, que promessa bonita, maravilhosa... Mas, e o contexto onde ela está?
Ora, se você LER a Bíblia, o versículo anterior (e nesse caso são apenas os versículos, não há necessidade de ler o livro e entender o contexto sobre o qual trata), dois versículos atrás, para ser mais exato, você vai ver sobre o que se trata:
Zacarias 9:9 – “Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, usto e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.”
Essa “promessa maravilhosa” era um anúncio do que se cumpriu em Mateus 21, onde há até mesmo a referência à esta profecia. E, lendo Mateus 21, você verá o que Jesus fez aquele dia, e entenderá o cumprimento dessa profecia. E se ela já se cumpriu, não se aplica para os dias de hoje, para a Igreja, para você nem para mim.
O meu desejo é que você aprenda a LER a Bíblia e PENSAR, sim, PENSAR. O próprio Deus nos pediu isso em Isaías 1:18. Ora, mas isso não é uma promessa do Velho Testamento? Não, querido, existem “promessas”, existem “histórias” e existem “ensinamentos”. Nesse caso, não é uma promessa, é um registro de um profeta sobre o que Deus revelou sobre seu caráter, ou seja, assim como diz que Ele é Santo, Justo, Perfeito, Eterno, Reto, Bom, entre muitas outras coisas, diz também que Ele gosta de discutir os assuntos conosco.
Mas, e hoje então, quais são as nossas promessas? As para essa Terra, são de sofrimento e perseguição, mas para a vindoura, são MARAVILHOSAS. Veja 1 Coríntios 2:9 e, se isso não te basta, nada mais irá. Como registrado em 2 Coríntios 12:9, isso nos basta, e se formos como em 1 Coríntios 15:19, somos mesmo “miseráveis”.
Leia TODA a Bíblia sob a ótica de Jesus, e entenda que o Velho Testamento é o registro de como Deus preparou a humanidade para receber o Cristo, e que o Novo Testamento é o que nos ensina a como levar esse Cristo para a humanidade.
Que Deus o abençoe...

(texto publicado originalmente em 08/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário