segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Discipulado - Dietrich Bonhoeffer - Anotações



Galera,

Estou lendo esse livro. Excelente. Altamente recomendado.
Segue abaixo algumas anotações pra você ter uma ideia do conteúdo...

Prefácio
Aqui Bonhoeffer cita o “anseio” por aprender DE Cristo e SOBRE Cristo. Cita que nossos “métodos” ou nossa “pregação” pode afastar pessoas não somente da igreja, mas também de Cristo. Diz que o discipulado de Cristo é leve, não traz peso algum.
“O mandamento de Jesus é duro, desumanamente duro para quem se opõe à Ele. O mandamento de Jesus é suave e fácil para quem se sujeita voluntariamente À Ele" (Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados - 1 João 5:3).
Demonstra a preocupação em não tornar o discipulado algo pesado a se cumprir na vida cotidiana ou
algo excludente.

1ª. Parte: Discipulado
1.1 – A Graça Preciosa
A “graça barata” corrompeu o verdadeiro Evangelho. Ela é vendida nas igrejas como “inesgotável tesouro” por “mãos levianas” e “sem custo”. Nela “o mundo encontra fácil cobertura” e por isso é uma “negação da encarnação do Verbo Vivo de Deus”. “Significa justificação do pecado e não do pecador”.
A “graça preciosa” chama ao discipulado verdadeiro. “Sobretudo porque Deus não achou que seu Filho fosse preço demasiado caro para pagar pela nossa vida”. Pedro ouviu duas vezes o chamado. Ao conhecer a Jesus e ao vê-Lo ressurreto. Entre esses dois chamados houve toda uma vida de discipulado.
A igreja de Roma tentou resolver isso criando os monastérios. Mas o erro foi fazer deles a solução em si mesma, não no discipulado. Mesmo assim, Lutero lá foi alcançado pela graça preciosa. Foi esse “o ataque mais incisivo que o mundo sofreu desde os tempos da primeira Igreja”. O que, “com as facilidades da vida monástica era praticado” “passava agora a ser algo necessário e ordenado a cada cristão no mundo”. “Assim se aprofundou de forma imprevisível o conflito entre a vida do cristão e a do mundo”.
Discorre então da incorreta utilização de frases de Lutero para apregoação da graça barata. Baseado em (Kierkgaard) que “o conhecimento adquirido não pode ser separado da existência em que foi obtido” o autor rebate essa tese. Lutero disse “Pecca fortiter, sed fortius fide et gaude in Christo”, que quer dizer “Peca com coragem, mas crê com coragem ainda maior e alegra-te em Cristo”. O autor apresenta a tese de que Lutero disse isso por entender ser isso algo intrínseco à vida cristã, um “consolo na tribulação e chamado ao discipulado” e não um justificador para o pecado.
O autor cita querer tratar sobre o assunto para aqueles à quem a Graça tornou-se vazia. E diz serem felizes aqueles que já percorrem o caminho do discipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário